Guarda-roupa cápsula. Já ouviu falar?

Sabe quando olha para seu armário, e mesmo cheio você pensa que não tem o que vestir para aquela ocasião? O conceito de guarda-roupa cápsula surgiu para simplificar essa questão que basicamente todo mundo vive, e justamente porque consumimos roupas aleatoriamente, que muitas vezes se quer tem a ver com nosso estilo ou nem mesmo combinam com as peças que já temos. A ideia vem do consumo consciente e inteligente. A construção de um armário compacto, que tenha de fato seu estilo, com um bom número de peças, que sejam de boa qualidade (duráveis) e versáveis, que combinem entre si formando várias opções de looks para você usar em qualquer situação e sem perder muito tempo do dia a dia na hora da escolha.

Legal, né? Então vem com a gente descobrir como criar o seu guarda-roupa cápsula! 😉

O que é o guarda-roupa cápsula

Quem a princípio difundiu o conceito de guarda-roupa cápsula foi a blogueira Caroline Joy, em seu blog un-fancy.com. De acordo com Carol Joy, uma guarda-roupa cápsula deve ter 37 peças para cada estação, incluindo a maior parte das roupas e sapatos (vamos explicar melhor já já), e o essencial desse guarda-roupa cápsula é ter peças de roupas e acessórios que combinem entre si e que formem uma quantidade boa e grande de diferentes looks para você usar em qualquer ocasião, sem perder muito tempo na escolha, consumindo de forma consciente e inteligente, e mantendo peças que de fato tenham a ver com você, com seu momento de vida, personalidade, corpo e estilo.

Vale a pena olhar para o seu armário e se perguntar se de fato tudo que está ali está sendo usado, e principalmente, você ama essas peças que tem? Elas realmente expressam quem você é? Tem uma série no Netflix (pega essa dica, hein!) chamada Tidying Up With Marie Kondo, ou em português, Ordem na Casa com Marie Kondo, que ensina super como organizar sua vida, identificando e desapegando de coisas antigas, que não são essenciais e que entulham o nosso dia a dia, muito mais atrapalhando do que ajudando.

Filmes sobre organização

O que você ganha com o guarda-roupa cápsula

  • More Time: Você vai ganhar muito mais tempo, levando em consideração todos os minutos acumulados que você passa em frente ao armário pensando e repensando qual a melhor peça para vestir (isso quando não acaba escolhendo uma mesmo sem estar satisfeita porque “não tem mais nada pra vestir”).
  • More Money: Como assim mais dinheiro? Sim! Você ganha mais dinheiro! Deixa de comprar coisas fúteis que vão ficar paradas depois de um tempo, e mais, vai economizar muito evitando recompra de peças que se acabam muito rápido – olha a fast fashion aí fingindo que te faz pagar barato – e vai usar esse money para comprar peças que realmente têm tudo a ver com você, que são de muito mais qualidade, e que vão durar MUITO, provavelmente o suficiente para você ainda fazer outra pessoa feliz, doando ou revendendo quando achar que chegou a hora de se reciclar.
  • More Energy: E claro, com mais tempo e mais dinheiro, sobra também mais energia para você usar no que realmente importa. E aí é com você, use isso para um hobbie, para cuidar de si mesma, cuidar dos seus espaços, organizar sua vida e pensamentos… O que quiser. A energia é sua e as regras de como usa-la também!

Como montar seu guarda-roupa cápsula

Agora, mão na massa! Aprenda o passo a passo de como construir o seu guarda-roupa cápsula. Adaptamos um método que a Carol Joy ensina e que é muito parecido com o que a Marie Kondo ensina na série do Netflix que indicamos ali encima. Bora lá!

ETAPA 1

Guarda-roupa minimalista

Sim, do caos que surge a ordem, então você tem autorização para bagunçar todo seu “eu fashion” para se descobrir e se reconstruir. Pegue tudo que existe no seu armário e jogue na sua cama, em uma grande pilha de roupas. Isso vai te fazer enxergar exatamente tudo que tem.

ETAPA 2

Guarda-roupa minimalista

Para organizar e dividir tudo o que volta para o armário, tudo o que vai ser guardado e o que vai ser descartado, você vai dividir todo o montante conforme vai vendo peça por peça em quatro grupos:

Grupo A – Peças que Amo!

Aqui vão ficar as peças que você adora e super usa, obviamente elas vão voltar para o armário.

Grupo B – Peças do Talvez…

Tem peças que conseguem ficar muitos anos presas na gaveta do talvez. Seja por um valor sentimental ou porque simplesmente “talvez” você use um dia desses, o problema é que esse dia nunca chega e você nem se dá conta disso. Junte essas peças e depois guarde-as em uma caixa com uma etiqueta bem grande de TALVEZ, e coloquei na garagem, no sótão, algum lugar onde não atrapalhe mas que você tenha acesso caso esse talvez chegue o dia de usar.
Daqui três meses, quando chegar o momento de trocar a estação e revisar suas 37 peças do armário, tudo o que não usou do talvez pode ser descartado, afinal só está mesmo ocupando espaço.

Grupo C – Peças do Ponto Final.

Aqui já está claro, as peças que você não usa e estão só ocupando espaço serão descartadas. O destino você escolhe, pode doar, vender em um brechó (pode ser no Prettynew – acesse Quero Vender para saber como), trocar com amigas, só evite jogar no lixo, só se realmente estiver muito velha, e ainda assim jogue sempre no reciclável.

Grupo D – Peças Sazonais

Existem peças que não necessariamente devem ser descartadas se não usadas por um período de tempo maior, e também não devem ser confundidas com as peças do talvez, são os casacos super ultra mega power quentes, por exemplo, aquela bota maravilhosa mas que só dá para usar no inverno, ou aquele vestido incrível para festas. Essas peças podem ficar guardadas em um espaço reservado para elas no armário, ou separadas em uma caixa, baú, ou mesmo dentro de uma cama box.

ETAPA 3

Bem, 37 foi um número um tanto hipotético para se ter um método, mas você pode escolher algo nesse entorno, de preferência não mais que isso, mas pode ser menos se achar melhor.

O que ENTRA nessas 37 peças:

  • Calças
  • Saias
  • Shorts e bermudas
  • Camisas
  • Camisetas
  • Blusas no geral
  • Casacos e jaquetas
  • Coletes
  • Sapatos

O que NÃO ENTRA nessas 37 peças:

  • Bolsas
  • Acessórios
  • Jóias
  • Roupas íntimas
  • Pijamas
  • Roupas de banho / praia
  • Roupas de ginástica / esporte
  • Uniformes
  • Roupas que usa para serviços (pintar sua parede ou mexer no jardim, por exemplo)

Se na etapa 2 sobrou um número muito maior que 37 peças no grupo A, de peças que amo, chegou a hora de amar mesmo as roupas e mais o próximo, doe as que ama menos até chegar no número objetivo. Se você tinha muita tralha acumulada e faltaram muitas peças do grupo A para chegar em 37 peças, aproveite e vá às compras! O bacana é que você já vai com um número exato de peças que deve comprar e já sabe que tudo tem que casar muito bem com o que ficou em casa.

ETAPA 4

Guarda-roupa cápsula

Aqui entra a parte mais importante do consumo inteligente, não compre nada além nos próximos três meses! Você já separou as peças da estação, são todas peças que você adora e que juntas formam inúmeros looks, então aproveite e use a criatividade. Se preferir use um app de fashion organizer para guardar todas as combinações de look. Certeza que aquele tempo em frente ao armário pensando no que vestir vai sumir da sua vida.

Ah! Parte importante: Como acessórios e bolsas não fazem parte do pacote das 37 peças, aproveite para usá-los ao seu favor, criando looks únicos e incríveis com as peças disponíveis.

ETAPA 5

GUarda-roupa minimalista

Quando faltar umas duas semanas para a próximas temporada, comece a planejar a próxima estação. Revise todas as suas peças, se algo precisa ser descartado essa é a hora, abra espaço para novas peças e go go às compras! Muito cuidado na hora de comprar, o desafio é para um consumo consciente, então vá com foco e não ultrapasse as 37 peças do armário. Carol Joy diz que normalmente foca de 4 a 8 novas peças para comprar em cada estação.

É isso aí, pessoal! Muita boa sorte para quem topar o desafio do guarda-roupa cápsula! \o/ Estamos juntos!

Se quiser uma dica de onde encontrar peças versáteis para começar adaptando seu armário, acesse o site do Prettynew. Uma infinidade de acessórios, bolsas, sapatos e roupas para você escolher o que for sua cara e montar um zilhão de looks incríveis.

FacebookTwitterGoogle+

Comentários