Entenda O Que é Moda Cíclica

Será que o futuro da moda é uma volta ao passado? No mundo fashion, as tendências são frutos dos esforços em especular e prever o que os consumidores desejam utilizar naquela temporada em matéria de silhuetas, cores, acabamentos, texturas, tecidos, etc. O profissional que vai atrás de descobrir esse tipo de coisa é conhecido como coolhunter. Compreender a origem de uma tendência é essencial para a moda cíclica.

É importante entender que a ideia de uma tendência é fruto de uma extensa pesquisa de comportamento que envolve os âmbitos social, econômico, político, ambiental e muito mais. Analisando todos esses cenários, o profissional consegue compreender quais são as necessidades e desejos do público.

O conceito de moda cíclica

A moda cíclica diz respeito à prática de reviver o que um dia foi tendência, renovando-a para satisfazer os desejos do público atual. O que estava na moda nos anos 1980 era brega nos anos 1990 e, hoje, pode voltar aos holofotes.

O mais interessante deste ponto é que aquilo que poderia destruir o ciclo (uma tendência que saiu de moda), acaba sendo reciclado e reutilizado em favor da moda. Enquanto que somos bombardeados de novidades a todo momento, podemos não perceber que aquilo é, na verdade, mais uma releitura de algo que um dia fez sucesso.

É exatamente essa reflexão que define o conceito de moda cíclica. As tendências não tem começo, meio e fim. Vamos usar como exemplo as famosas ombreiras, que marcaram os anos 1980. Na década seguinte, foram condenadas pelo mundo fashion e exiladas do closet da maioria das mulheres.

Hoje, as ombreiras estão de volta e, por trás delas, o empoderamento feminino, que também está em alta. Agora, as ombreiras estão aqui para quebrar padrões e estão diretamente relacionadas com o desejo das mulheres de buscar por silhuetas que não às remetam como um objeto sexual.

Tendências que voltaram com tudo (e nós nem imaginaríamos)

No momento em que algo sai de moda, nós sentimos como se a peça estivesse banida para sempre de nossos closets, não é mesmo? Porém, pagamos a língua quando, anos depois, aquela tendência está de volta. Confira algumas delas:

  • saias midi — era o must have na década de 1930 e 1950 como símbolo da feminilidade. Hoje, está de volta nas mais variadas silhuetas;
  • calça pantalona — apareceu nos anos 1940, voltou nos anos 1990 e, novamente, apareceu como pantacourt, uma adaptação de seu comprimento;
  • pochete — aposto que você virava o nariz para as pochetes, não é mesmo? Porém, com certeza tem uma em seu closet agora.

Gostou de saber mais sobre moda cíclica e o surgimento de tendências fashion? Continue acompanhando blog Pretty News para mais!

FacebookTwitterGoogle+

Comentários