Guccio Gucci — Empresário e Designer de Moda

Intrigas e glamour são palavras que definem a Casa Gucci, criada pelo designer Guccio Gucci. Nascido em 1881, na cidade de Florença, na Itália, o homem sempre teve a arte em seu sangue. Filho de um artesão em uma família muito simples, era uma pessoa ambiciosa. O início de sua história é marcada pela criação de chapéus de palha, ofício que aprendeu com seu pai.

Logo cedo resolveu correr atrás de seus sonhos, economizando dinheiro e conhecendo o mundo. Em 1898, abandonou sua terra natal para partir para Paris e depois Londres, onde trabalhou no hotel Savoy como maleiro e ascensorista. Admirado com os símbolos e brasões impressos nas bagagens daqueles que se hospedavam por lá, surgiu a inspiração para sua grande criação: seu próprio ateliê.

O início da Casa Gucci

Em 1905, Guccio Gucci voltou para a Itália, onde se casou e teve seis filhos. Então, decidiu que começaria a desenvolver seus próprios artigos de couro feitos à mão, principalmente bolsas masculinas.

Porém, foi apenas em 1921 que fundou a Gucci. De volta à Florença, abriu sua primeira boutique. Não demorou muito para que todos notassem a qualidade de seus trabalhos, o que elevou sua reputação rapidamente. Neste momento, importava couro de alta qualidade da Toscana e manufaturava seus produtos juntamente com a própria família.

Em pouco tempo, a elite do país já usava suas criações, o que permitiu que Guccio Gucci expandisse sua gama de produtos. A década de 1930 foi memorável. Passou a vender os famosos mocassins. Em 1938, expandiu para Roma.

O legado de Guccio Gucci

Todos os membros da família exerceram, em algum momento, uma função dentro da marca. Guccio Gucci faleceu no ano de 1953, mas seus filhos seguiram no comando da empresa, contribuindo para o sucesso mundial da Gucci e abrindo unidades nos mais badalados pontos do globo.

Após anos de intrigas, acusações e até mesmo morte, 1994 marca o nascimento da grife, que passou ao comando criativo de Tom Ford. Frida Giannini esteve em seu lugar até 2014, quando foi substituída por Alessandro Michele, parte da equipe da marca desde o início dos anos 2000.  

Para mais histórias incríveis de designer como este continue acompanhando o Pretty News!

FacebookTwitterGoogle+

Comentários